Última mostra de Sebastião Salgado está em cartaz na Itália

ROVERETO, 24 MAI (ANSA) – A última mostra do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, falecido nesta sexta-feira (23) aos 81 anos, segue em cartaz na Itália até janeiro de 2026. Com imagens que abordam temas cruciais da vida na Terra, a exposição “Ghiacciai” (“Geleiras”) é divida entre dois museus das cidades de Rovereto e Trento, ambas na região do Trentino-Alto Ádige, norte do país.   

No Mart de Rovereto, a mostra, que teve início em abril, segue aberta à visitação até 21 de setembro com 54 fotografias.   

Outras 10 imagens adicionais estarão em exibição no Museu das Ciências de Trento até 11 de janeiro.   

A iniciativa tem curadoria da esposa de Salgado, Lélia Wanick, que após receber uma solicitação do Trento Film Festival para utilizar uma foto do brasileiro no cartaz da atual edição e, em ocasião do ano da conservação das geleiras anunciado pelas Nações Unidas, decidiu realizar o evento em parceria com dois museus trentinos.   

O coordenador do Mart, Gabriele Lorenzoni, faz uma ressalva sobre “Ghiacciai”: “Não é uma mostra sobre paisagens, mas um modo para chamar a atenção sobre outras emergências. A sua [de Salgado] é uma arte política ao 100%”. (ANSA).