UE:Mattarella diz que continente passa por momento ‘complicado’

BRUXELAS, 21 MAI (ANSA) – Em uma visita ao Parlamento Europeu, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou nesta quarta-feira (21) que o continente está passando por um momento “complicado” e destacou a necessidade de maior “responsabilidade”.   

Em sua passagem pelo edifício Berlaymont, em Bruxelas, o mandatário se reuniu com Ursula von der Leyen e Roberta Metsola, presidentes do poder Executivo da União Europeia e do Parlamento Europeu, respectivamente, e com eurodeputados italianos.   

“Todos somos responsáveis neste momento, um tão complicado, mas no qual sentimos muito intensamente. É o veículo com o qual podemos contribuir para a perspectiva de paz e estabilidade.   

Quanto mais as instituições comunitárias se mostrarem transparentes e eficientes, mais elas serão capazes de fornecer respostas rápidas e racionais às necessidades dos cidadãos”, avaliou Mattarella.   

“Precisamos partir dessa consciência para refletir sobre o futuro e o projeto de integração continental, em um momento histórico conturbado e tão exposto a múltiplas e até inesperadas perturbações da ordem internacional. Uma ordem que sempre vimos daqui como fundada em regras e respeitosa”, acrescentou.   

O presidente italiano ainda afirmou que a política comum de segurança e defesa “não pode deixar de ser adequadamente desenvolvida”, pois é um “desafio crucial para uma UE que deseja se firmar como uma entidade geopolítica capaz de influenciar o mundo em geral”.   

Mattarella mencionou que os eurodeputados “abriram muitos canteiros de obras que vão na direção certa”, já que abordam políticas de migração e redução de encargos administrativos.   

“Se a UE estiver ausente ou for ineficaz nesses tabuleiros de xadrez internacionais, outros atores assumirão o controle nessas áreas do mundo, como estão claramente tentando fazer, substituindo a Europa, que não está adequadamente presente, pelas suas relações históricas com outros continentes”, analisou.   

O político de 83 anos mencionou que os acordos comerciais com “outros grande mercados”, como o Mercosul, desenvolvem uma “rede de cooperação da qual a UE é protagonista”.   

Von der Leyen, por sua vez, rasgou elogios a Mattarella e destacou a forte conexão do mandatário com os jovens em seu país natal.   

“Fiquei impressionada com a cordialidade com que o senhor foi acolhido em Palermo por todos, especialmente pelos jovens: eles o admiram porque você sempre foi uma voz de sabedoria e uma referência”, afirmou a líder europeia. (ANSA).