A Eurocopa feminina de 2022 terá sua premiação duplicada em comparação com a edição anterior do torneio continental, de 2017, em mais um sinal do crescimento do futebol feminino, de acordo com uma decisão do Comitê Executivo da Uefa nesta quinta-feira.

As 16 seleções reunidas na Inglaterra para a fase final vão dividir 16 milhões de euros (cerca de 18,7 milhões de dólares), bem acima dos 8 milhões de euros da Euro-2017 que foi disputada na Holanda, indicou a entidade europeia.

Esta divisão, cujos detalhes serão divulgados posteriormente, estabelecerá um valor apenas para a participação no torneio, e “bônus de desempenho” para cada seleção.

Além disso, e “pela primeira vez”, a Uefa vai distribuir 4,5 milhões de euros aos clubes pela liberação de suas jogadoras “por sua contribuição para o sucesso do evento”.

A título de comparação, as 24 seleções participantes da última Eurocopa masculina, conquistada pela Itália, dividiram 331 milhões de euros (388 milhões de dólares), um valor que foi reduzido pela Uefa antes do torneio devido aos efeitos econômicos da pandemia.

cfe/mdm/iga/aam