Esportes

Uefa suspende jogador austríaco por insultar adversário da Macedônia do Norte


A Uefa anunciou nesta quarta-feira que suspendeu o atacante austríaco Marko Arnautovic da partida contra a Holanda, pela segunda rodada do Grupo C da Eurocopa, por ter ofendido um adversário da Macedônia do Norte no jogo de estreia de sua equipe no domingo.

Ao impor a punição ao jogador de 32 anos, o Comitê de Ética e Disciplina da entidade que comanda o futebol europeu sanciona sua “má conduta”, de acordo com o artigo 15 de seu regulamento, informou a entidade.

A Uefa não se pronunciou sobre o gesto usado por supremacistas raciais feito por Arnautovic na direção do lateral macedônio Alioski, que tem raízes albanesas. O jogador da Áustria é de origem da Sérvia, que fazia parte da antiga Iugoslávia, assim como a Macedônia do Norte.

Caso fosse punido por racismo, o austríaco seria afastado por dez jogos.

Na segunda-feira, Marko Arnautovic postou no Instagram um pedido de desculpas a seus “amigos da Macedônia do Norte e da Albânia”, falando de “discussões acaloradas na emoção do jogo”, mas sem revelar o conteúdo de suas palavras.

Vários meios de comunicação afirmaram que ele insultou o lateral Ezgjan Alioski, após marcar o terceiro gol da partida vencida pela seleção austríaca por 3 a 1, em Bucareste, no domingo.

Nas imagens do jogo, seu companheiro de equipe David Alaba tenta silenciá-lo, enquanto os jogadores austríacos comemoram o gol.

“Gostaria de dizer uma coisa muito claramente: NÃO SOU RACISTA!” Arnautovic insistiu na segunda-feira, dizendo que “defende a diversidade”.

“Desculpe, desculpe, desculpe. Vamos esquecer tudo isso, não faz parte do futebol”, disse ele à imprensa, em declarações divulgadas pela agência austríaca APA.

O órgão disciplinar sancionou o zagueiro tcheco Ondrej Kudela com uma suspensão de dez jogos em abril por “comportamento racista” na segunda rodada da Liga Europa contra o Glasgow Rangers, o que o impediu de ser convocado para a Eurocopa.

cfe/jf/gh/iga/lca

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio