A Uefa manteve a realização na sexta-feira do jogo Áustria-França na Liga das Nações apesar do mau estado do gramado, com o aparecimento até de um buraco no jogo anterior contra a Dinamarca, anunciou nesta quarta a Federação Austríaca de Futebol (OFB).

“A Uefa deu a sua aprovação para o jogo de sexta-feira”, de acordo com as recomendações de um relatório independente encomendado pela OFB após o aparecimento de um buraco no gramado no jogo de domingo contra a Dinamarca.

A situação bizarra levou a OFB a examinar minuciosamente o gramado e convocar uma reunião, disse a instituição à AFP.

“O gramado está sendo examinado com raios-X com um aparelho especial para ver se outras cavidades podem aparecer”, disse um porta-voz da Federação à AFP horas antes da decisão da Uefa.

Para explicar a formação do buraco “neste momento há uma opinião de especialistas, mas é provável que tenha havido um aumento significativo do nível das águas subterrâneas no vizinho rio Danúbio, causado pelas fortes chuvas que ocorreram durante a noite de domingo para segunda-feira”, disse a mesma fonte.

“As águas pressionaram a grama, o que causou a formação de uma cavidade que causou o buraco”, acrescentou.

A federação havia previsto o uso de 1.000 metros quadrados de grama caso “a camada superior precisasse ser trocada rapidamente”, acrescentando que “a camada inferior foi adensada”.

Um relatório independente recomendou na noite desta quarta-feira que o jogo entre Áustria e França programado para daqui a dois dias, fosse disputado normalmente.

“O relatório recomenda claramente que o jogo seja jogado como planejado”, disse o diretor-geral da OFB à AFP na noite desta quarta, antes da resolução da confederação europeia.

O Ernst-Happel-Stadion, que sediou a final da Eurocopa de 2008, estará lotado para receber confronto entre austríacos e franceses, com 44.800 espectadores previstos para o jogo da 3ª rodada da Liga das Nações.

ama-jta/jed/jde/dam/mcd/aam