Esportes

Uefa deve lançar proposta de novo formato para a Liga dos Campeões

Competição passaria a ter 36 times ao invés dos 32 participantes atuais e teria mudança no sistema de duelos das oitavas de final, como era na Libertadores até 2016

Uefa deve lançar proposta de novo formato para a Liga dos Campeões

Visando evitar a criação de uma Superliga Europeia, a Uefa irá apresentar uma nova proposta de formato para a Liga dos Campeões à Associação de Clubes Europeus, segundo o “The Telegraph”. Dentre as principais mudanças, a competição que atualmente abriga 32 times passaria a contar com 36 equipes.

> Veja a tabela da Liga dos Campeões

Além do aumento do número de clubes no torneio, cada um jogaria até 10 partidas antes de conseguir classificação para as oitavas de final da competição. No modelo vigente, cada agremiação disputa seis jogos contra três times do grupo em que está inserido. O formato é apelidado de “Sistema Suíço”.

A fase de oitavas de final também iria ser alterada e passaria a adotar um modelo similar ao da NBA, em que o melhor classificado enfrenta o pior. Este sistema seria exatamente igual ao que era usado na Libertadores até 2016. Atualmente, tanto a Champions League quanto o torneio sul-americano adotam o sorteio em que qualquer time classificado em primeiro lugar em um determinado grupo pode enfrentar qualquer equipe classificada em segundo lugar de uma outra chave.

Os clubes que ficassem entre a 17ª posição e o 24º lugar iriam conseguir classificação para a fase eliminatórias da Liga Europa. Hoje, os terceiros colocados de todos os grupos conquistam essa vaga para a segunda competição mais relevante do continente europeu. Os outros 12 times ficariam eliminados.


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

De acordo com a Uefa, o novo modelo seria atrativo por possibilitar que as pessoas assistam partidas mais relevantes entre rivais da elite europeia, além de gerar mais dinheiro para dividir entre os clubes participantes da Liga dos Campeões.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Veja o significado dos 10 sonhos mais comuns
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel