ROMA, 1 OUT (ANSA) – A Uefa, entidade que regula o futebol europeu, anunciou nesta quinta-feira (1º) a liberação de até 30% dos torcedores em estádios durante os jogos das Liga Europa, Liga das Nações e Liga dos Campeões, dependendo da aprovação das autoridades locais.   

O anúncio foi feito no dia do sorteio da fase de grupos da Champions League 2020/21.   

“Será possível a entrada do público até 30% da capacidade das instalações individuais”, diz o comunicado oficial da Uefa, especificando que a decisão foi tomada após a experiência positiva na final da Supercopa, entre Bayern de Munique e Sevilla, em Budapeste, que contou com pouco mais de 15 mil torcedores.   

A nova medida já valerá para as próximas partidas entre seleções a partir do dia 10 de outubro, pela Liga das Nações. Os torcedores visitantes, no entanto, ainda continuam proibidos.   

Segundo a nota, o distanciamento social será obrigatório para todos os presentes, que terão medidas de prevenção adicionais, como o uso de máscara durante a permanência no estádio. “A decisão é um primeiro passo que coloca a saúde dos torcedores e o cumprimento das leis de cada país em primeiro lugar.   

Enfrentamos um inimigo comum, mas cada país tem situações e abordagens diferentes. Este novo padrão permite uma maior flexibilidade”, comentou Aleksander Ceferin, presidente da Uefa.   

(ANSA)