Esportes

Uefa analisa Liga dos Campeões com mínimo de 10 jogos por time

A Uefa vai analisar nesta semana um projeto de reforma da Liga dos Campeões que prevê uma primeira fase sem grupos, mas com 10 jogos garantidos para cada clube, mais quatro do que os seis atuais, informou nesta terça-feira o jornal britânico The Times.

Batizada de ‘sistema suíço’, esta reforma, que entraria em vigor a partir de 2024, teria o objetivo de barrar o projeto de criação de uma “superliga europeia” promovida por vários grandes clubes do continente, indicou o jornal.

No novo torneio, seria realizado um sorteio com cabeças de série, que daria a cada participante 10 jogos, cinco em casa e cinco fora, com nove rivais de diferentes níveis e os pontos somados serviriam para estabelecer uma classificação unificada com todas as equipes participantes.

Ao final desses 10 jogos, o torneio entraria na fase de oitavas de final, mas ao contrário do formato atual, não haveria sorteio, mas o 1º enfrentaria o 16º classificado, o 2º o 15º, e assim por diante. Os classificados entre a 17ª e 24ª posições disputariam a Liga Europa.

Esta fórmula teria a aprovação da Associação dos Clubes Europeus (ECA) e da Organização das Ligas Europeias, mas a Uefa vai apresentar oficialmente o projeto nas próximas duas semanas aos clubes europeus.


+ Rapper implanta diamante de R$ 128 milhões no rosto
+ PR: Jovem desaparecida é encontrada morta; namorado confessa crime
+ Galo bota ovos e surpreende moradores de Santa Catarina

O vice-presidente da Uefa, o inglês David Gill, disse ao Times na semana passada que o sistema de classificação para este novo formato da Liga dos Campeões continuaria a baseada na classificação nos diferentes campeonatos nacionais, embora também se pudesse aprovar que os semifinalistas, ou mesmo os participantes das quartas de final, de uma edição garantissem vaga automaticamente para o ano seguinte.

Para Lars-Christer Olsson, presidente da Associação das Ligas Europeias essa fórmula é “muito mais realista” do que a proposta feita pelos grandes clubes em 2019 com uma primeira fase com 4 grupos com 8 times cada (atualmente são 8 grupos com 4 equipes) que levaria à disputa mínima de 14 partidas por equipe (ao invés das 6 atuais).

hap/mcd/gh/lca

Veja também

+ Aprenda a preparar o delicioso espaguete a carbonara
+ Vídeo: o passo a passo de como fazer ovo de Páscoa
+ Cientistas desvendam mistério das crateras gigantes da Sibéria
+ Sexo: saiba qual é a melhor posição de acordo com o seu signo
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Os 4 signos mais psicopatas do zodíaco
+ Cataratas do Niágara congelam e as imagens são incríveis
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Editora estreia com o romance La Cucina, uma aventura gastronômia e erótica

v