BRUXELAS, 2 SET (ANSA) – O Colégio de Comissários da União Europeia deve adotar o acordo de livre comércio com o Mercosul nesta quarta-feira (3) e enviar o texto para os governos dos 27 Estados-membros.
A informação foi divulgada nesta terça (2) por Paula Pinho, porta-voz da Comissão Europeia, poder Executivo do bloco, em encontro com a imprensa.
“Está previsto que amanhã [3] o colégio adote o acordo de parceria entre UE e Mercosul e o acordo global modernizado entre UE e México”, explicou Pinho.
Após décadas de negociações, o tratado com o bloco sul-americano pode se tornar o maior acordo comercial já assinado pela União Europeia, embora a parceria ainda seja alvo de resistência de países como França, Irlanda e Polônia.
O Colégio de Comissários reúne os equivalentes aos “ministros” da UE, sendo um para cada Estado-membro.
Após essa etapa, o texto do acordo será enviado para análise das 27 capitais e precisará do aval do Parlamento Europeu, por maioria simples, e do Conselho da União Europeia, órgão que reúne representantes dos governos dos países-membros, por maioria qualificada.
Neste último, será preciso obter o apoio de pelo menos 15 Estados, desde que eles representem pelo menos 65% da população do bloco. (ANSA).