BRUXELAS, 16 SET (ANSA) – As regiões italianas de Marcas, Sardenha e Toscana passaram para a faixa amarela do mapa de risco de transmissão da Covid-19, informou o Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC) nesta quinta-feira (16).   

Com a decisão, apenas três regiões do país continuam na zona vermelha por apresentarem entre 200 e 500 casos a cada 100 mil habitantes: Basilicata, Calábria e Sicília. Molise continua sendo a única das 20 regiões na faixa verde.   

A melhora ocorre em um momento em que os contágios na Itália vem apresentando queda e está em cerca de 4,6 mil casos por dia. A vacinação também avança, com cerca de 75% da população-alvo, ou seja, cidadãos com mais de 12 anos, totalmente imunizados.   

Assim como na Itália, a situação epidemiológica também melhorou em Portugal, no norte da França, na Bélgica e em algumas regiões da Espanha. Já as áreas de maior incidência, na faixa “vermelho escuro”, que contabiliza mais de 500 casos a cada 100 mil, incluem toda a parte ocidental da Irlanda, a França meridional e a área de fronteira entre Eslovênia e Itália. (ANSA).