Uma proposta do governo da Alemanha para endurecer as regras de emissão de gases estufa dos veículos foi rejeitada pelo braço executivo da União Europeia. “Eu não estou convencida da necessidade dessa alteração”, afirmou hoje Elzbieta Bienkowska, a comissária da UE para a indústria e mercado interno, após uma reunião com o ministro dos transportes alemão, Alexander Dobrindt. A manipulação dos testes de emissão de gases está no foco desde que a Volkswagen admitiu, no ano passado, ter alterado motores a diesel de cerca de 11 milhões de veículos para esconder níveis danosos de emissão de óxido de nitrogênio. Desde então, investigações na Alemanha e outros países europeus mostram que muitas montadoras estão se aproveitando de buracos na legislação atual para minimizar a quantidade de emissões de seus veículos. “Queremos regras claras sobre quais as exceções possíveis”, disse Dobrindt. Atualmente, as regras europeias concedem que o aparelho que mede as emissões possa ser desligado em caso de risco ao motor, como em condições de extremo frio ou calor. Para Bienkowska, o problema não é a montadoras minimizarem as emissões de seus veículos, mas as autoridades nacionais falharem em detectar – e punir – aqueles que trapaceiam. “A lei é clara o suficiente”, disse. No início do ano, a Comissão Europeia propôs uma mudança na forma como a aprovação de novos veículos é feita no continente. Caso implementada, as novas regras permitiriam que cada país reteste e possa até banir a venda de carros aprovados por outros países. Eles também dariam à Comissão o poder de multar as montadoras em até 30 mil euros por carro afetado caso os governos locais falhem em agir contra o problema. Fonte: Dow Jones Newswires.