UE proíbe importação de frango de 20 frigoríficos do Brasil

SÃO PAULO, 19 ABR (ANSA) – A União Europeia proibiu 20 frigoríficos do Brasil de exportarem carne de frango para os Estados-membros do bloco.   

Segundo a Comissão Europeia, poder Executivo da UE, a medida foi aprovada por unanimidade e entrará em vigor 15 dias após sua publicação oficial. Os nomes dos frigoríficos ainda não foram divulgados.   

No entanto, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa), citada pelo portal “G1”, nove empresas foram afetadas, sendo 12 unidades do grupo BRF, dono das marcas Sadia e Perdigão, e oito de outras empresas.   

Bruxelas diz ter encontrado “deficiências” no sistema brasileiro de controle sanitário”. Na última terça-feira (17), o Ministério da Agricultura havia dito que pretendia acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC) para analisar as barreiras impostas pela UE à importação de frango do Brasil.   

A suspensão já era esperada pelo governo, embora o ministro Blairo Maggi tenha viajado à Europa para mostrar as ações feitas pelo Brasil para aumentar a segurança dos produtos após a operação “Carne Fraca”.   

O impasse chega no momento em que a UE e o Mercosul tentam fechar as negociações para um acordo de livre comércio, que tem um de seus maiores entraves justamente no setor agropecuário.   

(ANSA)