BRUXELAS, 7 AGO (ANSA) – O poder Executivo da União Europeia disse nesta quinta-feira (7) que deve divulgar novidades sobre o acordo comercial com o Mercosul, que está em fase de revisão e tradução, no fim de setembro.
As negociações para o tratado foram concluídas em dezembro passado, e agora os blocos trabalham para tentar assiná-lo até o fim deste ano, apesar da resistência de países europeus como França e Polônia.
“No fim de setembro, teremos notícias sobre o acordo comercial com o Mercosul e sobre a nossa proposta que enviaremos aos países-membros assim que estiver pronta”, declarou o porta-voz da Comissão Europeia para Comércio, Olof Gill.
O pacto prevê a liberalização do comércio de uma série de mercadorias entre os dois blocos e seria também uma resposta ao crescente protecionismo dos Estados Unidos sob Donald Trump.
No entanto o acordo é motivo de preocupação para produtores agropecuários europeus, que temem a concorrência de mercadorias sul-americanas a preços mais competitivos e que, segundo eles, não respeitam os mesmos padrões trabalhistas e ambientais da UE.
(ANSA).