BRUXELAS, 19 DEZ (ANSA) – A União Europeia pretende assinar o acordo de livre comércio com o Mercosul no próximo dia 12 de janeiro, no Paraguai.
A informação é de fontes diplomáticas de Bruxelas e chega na esteira do adiamento da assinatura do tratado, que estava prevista para a reunião de presidentes do bloco sul-americano em Foz do Iguaçu, no Brasil, em 20 de dezembro.
A votação do acordo na UE foi postergada devido à resistência de países como França e Itália, que pedem mais garantias para o setor agropecuário europeu contra a competição com produtos mais baratos do Mercosul.
No entanto a premiê italiana, Giorgia Meloni, garantiu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que é favorável à parceria e que precisa apenas de mais algumas semanas para convencer os agricultores de seu país.
A principal demanda de Roma é que o tratado assegure reciprocidade para o agro em questão de regras trabalhistas e fitossanitárias, já que alguns pesticidas proibidos na UE são utilizados amplamente por produtores sul-americanos.
No entanto, apesar do adiamento, a presidente da Comissão Europeia (poder Executivo do bloco), Ursula von der Leyen, disse estar otimista de que haverá “maioria suficiente” entre os 27 Estados-membros para aprovar o texto em janeiro. (ANSA).