A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, organizará uma nova conferência de doadores no próximo mês para arrecadar fundos para a nova vacina contra o coronavírus, anunciou nesta quinta-feira.

Na primeira conferência, realizada em 4 de maio, 7,4 bilhões de euros foram arrecadados para financiar a pesquisa de uma vacina contra a COVID-19.

A segunda edição será realizada no dia 27 de junho e será precedida de uma campanha na qual personalidades e celebridades participarão.

“Temos que desenvolver uma vacina e distribuí-la em todo o mundo o mais rápido possível”, disse Ursula von der Leyen em uma mensagem de vídeo, enfatizando que cerca de quarenta países já colaboraram na captação de recursos.

“Precisamos acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de uma vacina. Em geral, isso leva até dez anos, mas não podemos esperar tanto tempo”, acrescentou.

Estados Unidos, Rússia e Índia foram os grandes ausentes na conferência de maio. Quinze países confirmaram sua participação nesta nova campanha, incluindo França, Áustria, Canadá, Alemanha, México, Arábia Saudita e Reino Unido.

O ator australiano Hugh Jackman e a cantora americana Miley Cyrus apoiaram nesta quinta-feira o pedido de mobilização do presidente da Comissão. A cantora Madonna e Bill e Melinda Gates participaram da última conferência.