UE manifesta apoio à ‘transição democrática’ na Venezuela

BRUXELAS, 3 JAN (ANSA) – A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou neste sábado (3) que a União Europeia acompanha “de perto” a situação na Venezuela e reiterou o apoio a uma transição pacífica e democrática no país, sempre em conformidade com o direito internacional.   

“Estamos acompanhando de perto a situação na Venezuela e nos solidarizamos com o povo venezuelano, apoiando uma transição pacífica e democrática. Qualquer solução deve respeitar o direito internacional e a Carta da ONU”, declarou von der Leyen em uma mensagem publicada nas redes sociais.   

A presidente da Comissão Europeia destacou ainda que a UE está atuando de forma coordenada para garantir a proteção de seus cidadãos no país sul-americano.   

“Juntamente com a alta representante Kaja Kallas e em coordenação com os Estados-Membros da UE, estamos garantindo que os cidadãos da UE no país possam contar com nosso total apoio”, concluiu.   

Os Estados Unidos realizaram na madrugada deste sábado (3) um ataque aéreo em larga escala contra a Venezuela, atingindo a capital, Caracas, após semanas de tensão.   

A ofensiva culminou na captura do presidente Nicolás Maduro, que, segundo autoridades norte-americanas, foi retirado do país juntamente com sua esposa, Cilia Flores. (ANSA).