BRUXELAS, 30 SET (ANSA) – A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que o bloco irá “fixar seus objetivos” climáticos para “2035 e 2040” antes da COP30 de Belém, a ser realizada entre 10 e 21 de novembro.
A UE “se comprometeu a se tornar o primeiro continente climaticamente neutro até 2050. Estamos no caminho certo para atingir nossa meta de reduzir as emissões [de gases do efeito estufa] em 55% até 2030”, declarou Von der Leyen em um vídeo, acrescentando que “antes da COP30, estabeleceremos metas de emissões para 2035 e 2040”.
A líder do Executivo europeu afirmou que “o modo” como conseguirão “atingir tais objetivos será diverso”, já que “o mundo mudou: a competição global é acirrada e nem sempre justa”.
“Em breve, o mundo se reunirá para a COP30. Nossa mensagem será clara: a Europa está mantendo a rota”, enfatizou Von der Leyen, acrescentando que, ao fazê-la, “estamos proporcionando estabilidade aos trabalhadores, clareza às empresas e certeza aos investidores”, além de demonstrar “ao mundo que a Europa é uma parceira confiável”.
Para definir a nova meta, os 27 Estados-membros terão que chegar a um acordo sobre a proposta da Comissão Europeia de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 90% até 2040, como uma meta climática interna provisória.
A COP30 em Belém exige que a UE, assim como outros países participantes da cúpula, atualizem sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) para 2035. O documento expressa o compromisso de cada nação em reduzir as emissões líquidas de gases de efeito estufa e as formas de adaptação frente aos impactos das mudanças climáticas. (ANSA).