Mundo

UE insiste que não há condições para uma missão eleitoral na Venezuela

UE insiste que não há condições para uma missão eleitoral na Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, conversa com membros de seu partido, o PSUV, em Caracas, 17 de setembro de 2020 - AFP

A missão diplomática enviada pela União Europeia à Venezuela na semana passada dialogou com todas as partes, mas os responsáveis continuam convencidos de que não será possível enviar uma equipe de observação eleitoral a tempo das eleições marcadas para 6 de dezembro, informou uma nota oficial nesta quarta-feira (30).

No comunicado, o Serviço Europeu para a Ação Externa destacou que “sem o adiamento das eleições e uma melhoria das condições democráticas e eleitorais, a União Europeia não pode considerar o envio de uma missão de observação eleitoral”.

Segundo a nota, os dois diplomatas enviados a Caracas se encontraram com o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, e vários outros representantes da oposição, assim como funcionários do governo e dirigentes da Conferência Episcopal, a sociedade civil e o setor privado.

O objetivo desses contatos foi avaliar a chance de os atores políticos chegarem a um acordo sobre as condições democráticas para a realização das eleições legislativas. Foi discutida a possibilidade de adiar a votação para abrir um espaço de diálogo e de mudança de condições.

Também houve conversas sobre “questões relacionadas a direitos humanos, presos políticos e liberdades fundamentais”, acrescentou o comunicado, que deixa claro que a UE não mudou sua posição de que atualmente não há condições para um “processo eleitoral livre, justo e democrático”.

Na tarde desta quarta-feira, uma fonte diplomática da UE em Bruxelas revelou a jornalistas que os membros da missão não estabeleceram um prazo para o governo venezuelano responder ao pedido de adiamento. Porém, se em um período de duas semanas não houver resposta, a omissão será encarada como um “não”, explicou a fonte.

Veja também

+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial

+ Pudim japonês não tem leite condensado; aprenda a fazer

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ MG: Pastor é preso por crime sexual e alega que caiu em tentação

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Educar é mais importante do que colecionar

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+ Receita fácil de pão sírio de micro-ondas da Ana Maria Braga

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Mulher sobe de salto alto montanha de 4 mil metros

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago