UE implanta novo sistema e dá adeus a carimbos em passaportes

BRUXELAS, 11 OUT (ANSA) – Começa a entrar em vigor neste domingo (12) o novo sistema de verificação digital de passaportes de viajantes extracomunitários no Espaço Schengen, área de livre circulação de fronteiras que engloba 25 dos 27 países da União Europeia, além de Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.   

Conhecido como “EES” (sigla em inglês para “sistema de entrada e saída”), o mecanismo substituirá os tradicionais carimbos nos passaportes de turistas de fora do bloco ? inclusive brasileiros ?, adotando controles biométricos como escaneamento do rosto e das impressões digitais.   

O EES será implementado de forma gradual até abril de 2026, quando o antigo sistema será definitivamente abolido, e tem como foco os cidadãos extracomunitários que ficarão até 90 dias no Espaço Schengen.   

Os turistas que chegarem aos postos de fronteira do bloco terão de fornecer dados biométricos para o EES, que também armazenará informações pessoais presentes no passaporte e os lugares e datas de entrada e saída na área de livre circulação.   

A partir da segunda viagem, os visitantes precisarão apenas passar pela verificação da foto e das impressões digitais por parte de um funcionário ou até de um sistema automatizado, caso esteja disponível.   

O sistema EES foi desenvolvido para modernizar a gestão das fronteiras europeias, tornando os controles mais simples, seguros e eficientes para os viajantes e reduzindo os tempos de espera para verificação de passaportes.   

Além disso, segundo a UE, o registro da biometria ajudará a combater a imigração irregular e fornecerá informações em tempo real a respeito da permanência no Espaço Schengen.   

“É crucial manter um controle eficaz sobre os cidadãos de países terceiros que entram no Espaço Schengen, para que possamos reforçar a segurança nas fronteiras externas. Graças a esse sistema informático, será mais fácil monitorar quem atravessa as nossas fronteiras”, destacou Rasmus Stoklund, ministro das Migrações da Dinamarca, país que exerce a presidência rotativa da UE.   

Na Itália, o EES começará a funcionar nos aeroportos de Roma-Fiumicino e Milão-Malpensa, os principais do país, e nos portos de Civitavecchia e Gênova. A partir de 20 de outubro, o sistema será implementado progressivamente em todos os outros postos de fronteira. (ANSA).