BRUXELAS, 11 AGO (ANSA) – A União Europeia realiza nesta segunda-feira (11) uma reunião de emergência por videoconferência com seus ministros das Relações Exteriores, na tentativa de influenciar as negociações agendadas para esta semana entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, sobre a guerra na Ucrânia.
Os europeus intensificaram os contatos e trabalham para formar uma frente unida em apoio a Kiev diante dos temores de que Moscou e Washington possam fechar um acordo às custas da Ucrânia.
Trump e Putin se reunirão na próxima sexta, no Alasca, porém não está prevista a participação do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, embora a hipótese não tenha sido totalmente descartada.
A reunião desta segunda foi convocada pela alta representante da União Europeia para Política Externa, Kaja Kallas, e terá a presença do ministro ucraniano das Relações Exteriores, Andrii Sybiha.
O encontro começará às 16h (11h em Brasília) e segue uma série de contatos estabelecidos durante o fim de semana, incluindo uma reunião no sábado (9), no Reino Unido, com a presença do vice-presidente dos EUA, J.D. Vance.
A expectativa é de que os países da UE expressem uma posição conjunta a respeito das negociações para o fim da guerra, apesar de Eslováquia e Hungria continuarem marcando sua distância para o coro europeu.
Segundo uma fonte diplomática de Bruxelas, a situação é “delicada”, porém o objetivo é exercer “máxima pressão” sobre Moscou e evitar concessões territoriais da Ucrânia antes de um cessar-fogo. (ANSA).