UE está disposta a aceitar tarifaço de 10% dos EUA, diz mídia

NOVA YORK, 30 JUN (ANSA) – A União Europeia estaria disposta a fechar um acordo comercial com os Estados Unidos e aceitar o tarifaço de 10% sobre muitas de suas exportações, informou nesta segunda-feira (30) a Bloomberg.   

A publicação acrescenta que, apesar da provável abertura para fechar o pacto com Washington, o bloco europeu deseja que os americanos reduzam as taxas em alguns setores-chave, como produtos farmacêuticos, álcool, semicondutores e aeronaves comerciais.   

As fontes consultadas pela Bloomberg também revelaram que a UE está pressionando a administração de Donald Trump a introduzir cotas e isenções para diminuir as tarifas de 25% impostas sobre carros e autopeças, bem como a taxa de 50% sobre aço e alumínio.   

O comissário de Comércio da União Europeia, Maros Sefcovic, visitará amanhã (1º) a capital dos EUA para novas conversas com o governo Trump sobre os tarifaços.   

“Só posso dizer que queremos obter o máximo possível algo que seja justo para ambas as partes”, disse o diplomata eslovaco.   

Em uma conferência da Organização das Nações Unidas, em Sevilha, na Espanha, o presidente da França, Emmanuel Macron, declarou que as tarifas impostas por Trump é uma “aberração” que “mata” países pobres e emergentes.   

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, mencionou que o republicano se reunirá nesta semana com seus assessores que lidam com as negociações comerciais. (ANSA).