UE espera alcançar acordo comercial com EUA nos próximos dias

Foto tirada em 12 de março de 2024 mostra bandeiras dos países membros da União Europeia no Parlamento Europeu em Estrasburgo, leste da França - AFP; UE; EUA ; União Europeia

A União Europeia (UE) quer definir um acordo com os Estados Unidos sobre as tarifas “nos próximos dias”, antes do prazo final de 1º de agosto, afirmou nesta quarta-feira um porta-voz comercial da Comissão Europeia.

+Lira avalia reduzir alíquota para a alta renda em projeto sobre IR

Os Estados Unidos “mudaram a data limite para finalizar acordos com os países parceiros para 1º de agosto. Nosso objetivo, no entanto, é chegar a um acordo antes desta data, possivelmente até mesmo nos próximos dias”, disse o porta-voz Olof Gill.

A UE insiste que está “pronta para alcançar um acordo de princípio” com Washington, comentou.

O presidente americano, Donald Trump, determinou que 1º de agosto é a data limite para que os países interessados alcancem um acordo com Washington e que, a partir da data, serão aplicadas tarifas elevadas.

A UE negocia tem pouco tempo para negociar um acordo com os Estados Unidos, para evitar a implementação de tarifas mútuas no grande comércio entre o bloco europeu e Washington.

Como parte do esforço, o comissário europeu do Comércio, Maros Sefcovic, mantém contatos permanentes com funcionários de alto escalão em Washington.

Sefcovic conversou na terça-feira com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, e deve conversar nesta quarta-feira com o Alto Representante de Comércio, Jamieson Greer, segundo Gill.

O porta-voz destacou que, embora a UE busque um acordo com Washington, o bloco está preparado para “todos os cenários”.

Caso as negociações não solucionem a controvérsia, a UE planeja tarifas sobre produtos americanos no valor de 100 bilhões de euros.