A União Europeia e a Malásia anunciaram, nesta segunda-feira (20), a retomada das negociações para um acordo de livre comércio, que começaram em 2010 e foram paralisadas em 2012 após apenas sete rodadas de negociações bilaterais.
Em uma declaração, a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse: “Esta excelente notícia chega em um momento crítico. As tensões geopolíticas estão aumentando e o risco de instabilidade também está crescendo”.
Nesta segunda-feira, Donald Trump será empossado como o novo presidente dos Estados Unidos.
“Enquanto alguns se voltam para dentro, em direção ao isolamento e à fragmentação, Europa e Malásia escolhem um caminho diferente”, disse Von der Leyen, que lidera o braço Executivo da UE.
O primeiro-ministro da Malásia, Anwar bin Ibrahim, disse em nota que o anúncio “é uma prova de nossa visão compartilhada de colaboração econômica e nossa aspiração mútua de desbloquear o potencial de parcerias comerciais e de investimento”.
Autoridades da UE dizem que o bloco pressiona por laços econômicos mais estreitos em todo o mundo diante das ameaças de Trump de que Washington poderia impor pesadas tarifas comerciais.
Na sexta-feira, a UE anunciou um acordo com o México para fortalecer suas relações comerciais, três dias antes da posse de Trump.
ahg/zm/aa