UE e EUA estariam negociando acordo tarifário de 15%, diz fonte

BRUXELAS, 23 JUL (ANSA) – A União Europeia e os Estados Unidos estariam negociando atualmente para fechar um acordo comercial que incluiria uma tarifa única de 15%.   

De acordo com diversas fontes europeias consultadas pela ANSA, o pacto seria baseado no assinado pelo país com o Japão, ou seja, incluiria a redução das taxas mais altas atualmente em vigor para determinados setores, incluindo o automotivo.   

Em troca da redução das tarifas americanas sobre automóveis dos atuais 25% para 15%, o bloco europeu estaria disposto a aceitar o reconhecimento de certos padrões técnicos de Washington.   

Segundo as mesmas fontes diplomáticas, as duas partes também pretendem deixar de lado as tarifas recíprocas sobre diversos produtos estratégicos, entre eles aeronaves.   

O acordo que vem sendo trabalhado ainda prevê uma cláusula de “Nação Mais Favorecida” (NMF), que poderá congelar a tarifa em uma média de 4,8% para o comércio entre UE e EUA.   

O bloco europeu também poderá diminuir suas tarifas sobre os americanos ao nível da cláusula NMF ou a zero para determinados produtos. A decisão final, contudo, ficará sob responsabilidade do presidente dos EUA, Donald Trump.   

As fontes, contudo, destacaram a necessidade de cautela, pois existem “várias peças do quebra-cabeça” a serem encaixadas e, em alguns casos, simplesmente seguir o modelo do pacto Washington-Tóquio não será suficiente.   

Em caso de um cenário sem acordo, os 27 Estados-membros da UE concordaram em ativar o chamado Instrumento Anti-Coerção (ACI), desenvolvido para proteger o grupo de coerção econômica por parte de países terceiros.   

A Comissão Europeia, conforme informações adicionais, teria compartilhado um documento durante uma reunião com as medidas a serem tomadas caso seja necessário colocar em prática o ACI.   

(ANSA).