UE e China prometem trabalho conjunto para sucesso da COP30

PEQUIM, 24 JUL (ANSA) – A União Europeia e a China concordaram em “intensificar” o trabalho conjunto de enfrentamento às mudanças climáticas, prometendo “colaborar para o sucesso da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) no Brasil”. A declaração ocorre em meio à cúpula em Pequim que celebra os 50 anos das relações diplomáticas entre as partes.   

“Diante da atual situação internacional turbulenta, é crucial que todos os países, especialmente as grandes economias, intensifiquem os esforços para enfrentar as mudanças climáticas”, escreveram os líderes de Bruxelas e Pequim, enfatizando que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Cqnumc) e o Acordo de Paris são “a pedra angular da cooperação climática internacional”.   

Durante encontro com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, nesta quinta-feira (24), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou que UE e China “têm como interesse comum a promoção da economia circular para transformar os resíduos em riquezas”, como buscam “melhorar os sistemas de trocas de emissões”.   

“Também gostaríamos de colaborar com vocês [China] para o sucesso da COP30 no Brasil [em novembro]. Unir forças aqui enviará uma mensagem forte ao mundo”, declarou Von der Leyen.   

(ANSA).