UE diz que ainda não há data para assinatura de acordo com Mercosul

BRUXELAS, 22 DEZ (ANSA) – O poder Executivo da União Europeia disse nesta segunda-feira (22) que ainda não há data definida para a assinatura do acordo de livre comércio com o Mercosul, que estava prevista para 20 de dezembro, mas foi postergada para janeiro.   

“Não fixamos nenhuma data. Afirmamos que nossos Estados-membros precisam de um pouco mais de tempo para compreender os detalhes”, afirmou Olof Gill, porta-voz da Comissão Europeia.   

Na semana passada, fontes de Bruxelas chegaram a divulgar que a assinatura do tratado comercial poderia ocorrer em 12 de janeiro, no Paraguai, mas o prazo não foi confirmado oficialmente por nenhuma das partes.   

“Tentamos alcançar esse acordo com nossos parceiros do Mercosul por 25 anos, então acho que algumas semanas a mais sejam administráveis”, acrescentou o porta-voz do Executivo europeu.   

A votação do acordo na UE foi postergada devido à resistência de países como França e Itália, que pedem mais garantias para o setor agropecuário contra a competição com produtos mais baratos do Mercosul.   

No entanto a premiê italiana, Giorgia Meloni, garantiu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que é favorável à parceria e que precisa apenas de mais algumas semanas para convencer os agricultores de seu país.   

A principal demanda de Roma é que o tratado assegure reciprocidade para o agro em questão de regras trabalhistas e fitossanitárias, já que alguns pesticidas proibidos na UE são utilizados amplamente por produtores sul-americanos.   

Ainda assim, apesar do adiamento, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse estar otimista de que haverá “maioria suficiente” entre os 27 Estados-membros para aprovar o texto em janeiro. (ANSA).