UE deve decidir sobre acordo com Mercosul no fim da semana

BRUXELAS, 7 JAN (ANSA) – A ministra da Agricultura do Chipre, Maria Panayiotou, país que assumiu este ano a presidência rotativa do Conselho da União Europeia, informou nesta quarta-feira (7) que o bloco pretende tomar uma decisão sobre o acordo comercial com o Mercosul “até o final da semana”.   

A reunião dos embaixadores dos países-membros da UE está prevista para sexta-feira (9).   

“Pretendemos discutir e tentar chegar a uma decisão sobre o acordo com o Mercosul e os instrumentos de salvaguarda relacionados no final desta semana”, afirmou Panayiotou à imprensa após a reunião extraordinária dos ministros da Agricultura em Bruxelas.   

A conclusão do tratado comercial entre os blocos europeu e sul-americano tem sido postergada devido à resistência de países como França e Itália, que pedem mais garantias para o setor agropecuário.   

Em dezembro, a premiê italiana, Giorgia Meloni, assegurou ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que é favorável ao acordo de livre comércio e que precisava apenas de mais algumas semanas para convencer os agricultores de seu país.   

Um eventual aval da Itália deve ser suficiente para garantir a aprovação do tratado na UE, ainda que a França mantenha sua oposição.   

A principal demanda de Roma é que o texto assegure reciprocidade para o agro em matéria de regras trabalhistas e fitossanitárias, já que alguns pesticidas proibidos na UE são utilizados amplamente por produtores sul-americanos. (ANSA).