UE convoca reunião de ministros para discutir guerra na Ucrânia

BRUXELAS, 10 AGO (ANSA) – A alta representante da União Europeia (UE) para Política Externa, Kaja Kallas, convocou uma reunião extraordinária de ministros das Relações Exteriores para a próxima segunda-feira (11) sobre as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza.   

O encontro, que acontecerá por videoconferência, foi confirmado por um porta-voz da Comissão Europeia neste domingo (10).   

Segundo Kallas, o diálogo servirá para “discutir os próximos passos” em relação à Ucrânia, após a cúpula de altos funcionários realizada ontem (9), na presença do vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, seguida pela declaração conjunta assinada pelos líderes da Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Polônia, Finlândia e Comissão Europeia.   

“Os interesses vitais da Europa estão em jogo”, enfatizou ela, lembrando que, “embora trabalhemos por uma paz justa e duradoura, o direito internacional é claro: todos os territórios temporariamente ocupados pertencem à Ucrânia”.   

A representante da UE destacou ainda que a “paz sustentável também significa que a agressão não pode ser recompensada”.   

“Os objetivos de guerra da Rússia vão além da conquista de território: Moscou iniciou este conflito para destruir a Ucrânia e minar a segurança europeia. Um acordo não deve se tornar uma plataforma para novas agressões russas contra a Ucrânia, a aliança transatlântica e a Europa”, enfatizou.   

Hoje, os representantes permanentes dos Estados-membros da UE também devem se reunir, por videoconferência, para uma reunião extraordinária sobre Kiev, revelaram fontes de Bruxelas.   

Ao que tudo indica, os embaixadores dos 27 serão atualizados sobre a situação envolvendo a Ucrânia antes da reunião entre Donald Trump e Vladimir Putin, na próxima sexta-feira (15), no Alasca. (ANSA).