BRUXELAS, 12 JUL (ANSA) – O Comitê dos Representantes Permanentes da União Europeia (Coreper) irá reunir membros de seus 27 Estados neste domingo (13) a fim de discutir a tarifa de 30% imposta a produtos do bloco pelos Estados Unidos, com início em 1º de agosto.
Segundo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a medida adotada frente a UE se deve a uma disparidade no déficit comercial devido a barreiras comerciais, tanto tarifárias quanto não tarifárias, realizadas pelos europeus.
Em carta enviada a sua homóloga na Europa, Ursula von der Leyen, o líder americano ainda ameaçou dobrar o valor da taxa em caso de retaliação.
Em resposta, a presidente da Comissão Europeia afirmou que o bloco irá seguir com as negociações com Washington a fim de chegar a um acordo antes da data em vigor anunciada por Trump.
No entanto, Von der Leyen destacou que a UE não irá ceder às ameaças do governo de Washington.
“Tomaremos todas as medidas necessárias para salvaguardar os interesses da UE, incluindo a adoção de contramedidas proporcionais, se necessário. Enquanto isso, continuaremos a aprofundar nossas parcerias globais, sempre ancoradas nas regras do comércio internacional”, disse a alemã.
No documento encaminhado ao bloco europeu, Trump fez uma ressalva: “Se desejarem abrir seus mercados comerciais atualmente fechados para os EUA e eliminar suas políticas tarifárias e não tarifárias, bem como as barreiras comerciais, podemos considerar alterar esta carta”.
“Essas tarifas podem ser ajustadas, para mais ou para menos, dependendo da nossa relação”, finalizou o chefe de Estado americano. (ANSA).