UE convoca diplomata russo após invasão de drones na Polônia

BRUXELAS, 12 SET (ANSA) – A União Europeia (UE) convocou os enviados de Rússia e Belarus em Bruxelas para prestar esclarecimentos após a Polônia abater uma série de drones atribuídos a Moscou em seu espaço aéreo.   

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (12) pela porta-voz da Comissão Europeia para Relações Exteriores, Anitta Hipper, em uma coletiva de imprensa.   

Segundo ela, o bloco também deixou sua posição “muito clara com a nova declaração dos 27 [países-membros] sobre a violação intencional do espaço aéreo de um Estado-membro da UE por drones”.   

Além disso, Hipper enfatizou que a União Europeia se solidariza totalmente com a Polônia, que restringiu o tráfego aéreo ao longo de sua fronteira leste após derrubar uma série de drones russos que entraram em seu território no início da semana.   

“Dito isso, convocamos os enviados russo e bielorrusso para reuniões separadas ontem em relação a essa violação”, afirmou a representante europeia, confirmando que os diplomatas “compareceram pessoalmente”.   

A Comissão Europeia expressou ainda sua “firme condenação a esta violação”: “Lembramos também que a Rússia continua a travar guerras e que isso representa uma escalada que afeta civis e também danifica a infraestrutura civil”.   

Por fim, Hipper transmitiu a mensagem de que a UE continuará “a apoiar a ucrânia e a aumentar os custos para a Rússia”.   

Paralelamente, o governo alemão convocou o embaixador russo no país para discutir o ataque na Polônia. “Com drones russos no espaço aéreo da Otan, [Vladimir] Putin está agindo de maneira perigosa e inaceitável. Por esse motivo, o embaixador russo foi convocado hoje”, escreveu o Ministério das Relações Exteriores alemão na rede social X.   

Em seguida, enfatizou que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) “está unida na defesa do nosso território e da nossa segurança”. (ANSA).