UE celebra Machado: ‘Sede de democracia sempre prevalece’

BRUXELAS, 10 OUT (ANSA) – A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, parabenizou a líder da oposição na Venezuela, Maria Corina Machado, por conquistar o Prêmio Nobel da Paz de 2025 nesta sexta-feira (10), reforçando que a sede de democracia sempre prevalece.   

“Parabéns, María Corina, por receber o Prêmio Nobel da Paz. Este prêmio homenageia não apenas sua coragem e convicção, mas todas as vozes que se recusam a ser silenciadas. Na Venezuela e em todo o mundo”, celebrou a líder do Executivo da UE no X.   

Segundo Von der Leyen, a vitória “envia uma mensagem poderosa”: “O espírito da liberdade não pode ser aprisionado. A sede de democracia sempre prevalece”. “Cara María, a luta continua”.   

A líder opositora venezuelana foi reconhecida “por seus esforços persistentes em favor da restauração pacífica da democracia e dos direitos humanos na Venezuela”. Com a vitória, ela receberá um prêmio de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões).   

O comitê da premiação destacou que ela é “um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos últimos tempos”. (ANSA).