Mundo

UE aprova plano de quase 90 bilhões de euros contra desemprego

BRUXELAS, 25 SET (ANSA) – O Conselho Europeu aprovou nesta sexta-feira (25) um programa de 87,4 bilhões de euros para preservar o emprego nos Estados-membros mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus.   

O programa “Sure”, acrônimo em inglês para “Apoio para mitigar riscos de desemprego em uma emergência”, foi proposto pela Comissão Europeia, mas precisava do aval do órgão que reúne os líderes de todos os países do bloco.   

“O apoio ajudará os Estados-membros a financiarem o drástico aumento da despesa pública registrado a partir de 1º de fevereiro de 2020”, diz o Conselho Europeu, principal instância política da União Europeia.   

O dinheiro será distribuído entre 16 Estados-membros, sendo a Itália a maior beneficiária do programa, com 27,4 bilhões de euros. Em seguida, aparecem Espanha (21,3 bilhões de euros), Polônia (11,2 bilhões) e Bélgica (7,8 bilhões).   

Os outros beneficiários são Portugal (5,9 bilhões), Romênia (4,1 bilhões), Grécia (2,7 bilhões), República Tcheca (2 bilhões), Eslovênia (1,1 bilhão), Croácia (1 bilhão), Eslováquia (631 milhões), Lituânia (602 milhões), Bulgária (511 milhões), Chipre (479 milhões), Malta (244 milhões) e Letônia (193 milhões).   

Os recursos serão repassados sob a forma de empréstimos com juros subsidiados. A Itália também será a maior beneficiária do fundo de recuperação de 750 bilhões de euros criado pela UE, com 208,8 bilhões de euros, sendo 81,4 bilhões em repasses sem necessidade de restituição e 127,4 bilhões em empréstimos.   

(ANSA).   

Veja também

+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial

+ Pudim japonês não tem leite condensado; aprenda a fazer

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ O processo de formação como obra

+ Arte e algoritmo: Uma genealogia

+ Radicalmente vivo