A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, aprovou hoje a aquisição pela ArcelorMittal da siderúrgica italiana Ilva, mas impôs condições.

Segundo a comissão, seu aval depende da venda de uma série de ativos “para preservar a efetiva concorrência nos mercados de aço da Europa, em benefício de consumidores e empresas”.

“Aço é um insumo fundamental para muitas indústrias europeias e produtos que usamos todos os dias. A decisão de hoje garante que a aquisição da Ilva pela ArcelorMittal, criando a que será de longe a maior siderúrgica na Europa, não resulte em alta nos preços do aço”, comentou Margrethe Vestager, comissária da UE para política de concorrência.

Para atender as preocupações da UE, a ArcelorMittal ofereceu vender ativos em vários mercados europeus, incluindo Bélgica, Itália e Luxemburgo. O gigante siderúrgico também ofereceu se desfazer de algumas operações de distribuição na França e Itália.

Por volta das 8h40 (de Brasília), a ação da ArcelorMittal subia cerca de 1% na Bolsa de Paris. Fonte: Dow Jones Newswires.