BRUXELAS, 12 NOV (ANSA) – A União Europeia apresentou nesta quarta-feira (12) o novo Escudo Europeu da Democracia, um de seus projetos voltados a defender seu território da “desinformação”.
O plano mira a criação de um centro focado no tema, com adesão voluntária dos Estados-membros. O local servirá como um polo de intercâmbio entre as instituições da UE e os 27 países do bloco, ligando estruturas existentes que atuam contra ameaças no âmbito informativo.
Para completar, também foi apresentada uma estratégia voltada para um maior envolvimento e apoio às organizações da sociedade civil e aos meios de comunicação.
“A democracia está sob ataque. Estamos vendo campanhas, incluindo as da Rússia, especificamente concebidas para polarizar os nossos cidadãos, minar a confiança nas nossas instituições e contaminar a política em nossos países”, afirmou a alta representante da UE, Kaja Kallas.
Segundo ela, o novo Escudo Europeu da Democracia é uma resposta do bloco para proteger os elementos de base que integram seu sistema democrático: “liberdade de imprensa, debates baseados em fatos e eleições justas”.
“Se queremos que a democracia prevaleça, devemos defendê-la melhor”, explicou Kallas. (ANSA).