UE anuncia investimentos milionários para atrair pesquisadores estrangeiros

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que a UE investirá 500 milhões de euros (3,1 bilhões de reais) adicionais para atrair pesquisadores de todo o mundo e afirmou que questionar o papel da ciência é um “erro de cálculo gigantesco”.

Von der Leyen fez este anúncio em uma conferência em Paris com o objetivo de atrair cientistas estrangeiros – especialmente dos Estados Unidos – para países da União Europeia.

Pesquisadores e universidades estão na mira do presidente republicano, Donald Trump, desde que ele retornou à Casa Branca em janeiro, em meio a cortes de financiamento e ameaças à liberdade de pesquisa. Muitos cientistas podem querer continuar suas pesquisas em universidades estrangeiras.

Para incentivá-los a escolher a UE, a Comissão Europeia proporá “uma nova dotação de 500 milhões de euros” para o período de 2025-2027, declarou sua presidente.

Questionar o papel da ciência “é um erro de cálculo gigantesco”, afirmou Von der Leyen, referindo-se ao governo de Trump.

A França, que sediou a conferência, investirá mais 100 milhões de euros (638 milhões de reais), anunciou o presidente Emmanuel Macron.

“Ninguém imaginaria que esta grande democracia, cujo modelo econômico é tão fortemente baseado na ciência livre, cometeria tal erro”, disse Macron, referindo-se aos Estados Unidos.

jh/meb/pb/aa