UE anuncia ajuda de 1,6 bilhão de euros para palestinos

AFP
Uma menina palestina inspeciona os escombros de um prédio após um ataque israelense em Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza Foto: AFP

LUXEMBURGO, 14 ABR (ANSA) – A União Europeia anunciou nesta segunda-feira (14) uma programa de apoio financeiro de até 1,6 bilhão de euros para a população palestina.

Em uma publicação no X, a chefe da diplomacia da UE, Kaja Kallas, afirmou que o bloco está intensificando seu apoio ao povo palestino até 2027 para ajudar “a estabilizar a Cisjordânia e a Faixa de Gaza”.

“A UE investirá em infraestrutura essencial, além de fornecer ajuda humanitária e apoio aos refugiados. Somos um parceiro de longa data da Autoridade Palestina”, acrescentou ela.

Segundo nota da Comissão Europeia, com o programa plurianual, o bloco reafirma “seu apoio inabalável ao povo palestino e seu compromisso com uma paz duradoura baseada na solução de dois Estados”.

O programa abrangerá o período de 2025 a 2027 e está estruturado em três pilares: apoio a serviços para o povo palestino; apoio à recuperação e estabilização da Cisjordânia e de Gaza; apoio ao setor privado.

Além disso, o Executivo da UE lançará uma plataforma de doadores dedicada à Palestina. “Esta plataforma permitirá que a Autoridade Palestina apresente a implementação de seu programa de reformas e garantirá total transparência na implementação”, explicou a nota.

A nova ajuda ao povo palestino foi anunciada antes da primeira reunião “de alto nível” entre ministros do Exterior de países do bloco europeu e oficiais palestinos, incluindo o primeiro-ministro Mohammad Mustafá, que aconteceu em Luxemburgo.

“Israel tem o direito de se defender, mas suas ações atuais em Gaza vão além da autodefesa proporcional”, afirmou Kallas, no término do conselho. (ANSA).