UE abre investigação antimonopólio sobre a proposta de aquisição da Downtown pela UMG

A Comissão Europeia, o braço Executivo da UE, anunciou nesta terça-feira (22) o lançamento de uma investigação antimonopólio sobre a proposta de aquisição da empresa de serviços musicais Downtown pela Universal Music Group (UMG) por 775 milhões de dólares (R$ 4,3 bilhões na cotação atual).

“A abertura de uma investigação aprofundada nos permitirá avaliar com mais precisão se esta aquisição teria um impacto negativo sobre os artistas, gravadoras e, em última análise, os consumidores europeus”, afirmou o comissário europeu para a Economia, Valdis Dombrovskis, em um comunicado.

Segundo a nota, a Comissão está preocupada que a transação permita à UMG “reduzir a concorrência no mercado de distribuição por atacado de música gravada” na UE.

Isso poderia ocorrer por meio da “aquisição de dados comercialmente sensíveis de gravadoras rivais”, já que a Downtown “processa dados comercialmente sensíveis” de diversas gravadoras.

Com a aquisição, a UMG “teria a capacidade e o incentivo para usar dados comercialmente sensíveis de gravadoras terceirizadas para suas próprias atividades comerciais”, observou a Comissão.

Segundo a UE, esta transação representa um valor abaixo do limite necessário para acionar os regulamentos de fusões do bloco, mas o caso foi encaminhado à Comissão pelas autoridades de concorrência dos Países Baixos e da Áustria.

A Comissão tem agora até 26 de novembro para emitir uma decisão sobre a operação de compra proposta.

ahg/mb/aa/yr