07/07/2024 - 13:22
A ucraniana Yaroslava Mahuchikh bateu o recorde mundial do salto em altura ao superar os 2,10 metros em sua primeira tentativa neste domingo (7), na etapa de Paris da Liga de Diamante.
A três semanas dos Jogos Olímpicos na capital francesa, a atual campeã mundial, de 22 anos, quebrou um dos recordes mais longevos do atletismo: 2,09 metros da búlgara Stefka Kostadinova, registrado em 1987.
Mahuchikh, bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, chegava a Paris com um salto de 2,06 metros como melhor marca pessoal.
No estádio Charlety praticamente lotado, depois de superar os2,07 metros em seu segundo salto, a ucraniana foi para a tentativa de bater o recorde mundial.
Depois de conseguir, levou as mãos ao rosto e não escondeu a surpresa diante da façanha, comemorando imediatamente com a bandeira da Ucrânia.
Mahuchikh é uma das atletas que teve a vida diretamente impactada pela invasão da Rússia a seu país, quando sua cidade natal, Dnipro, foi bombardeada em fevereiro de 2022.
Para chegar então ao Mundial de Atletismo em pista coberta de Belgrado-2022, onde conseguiu a medalha de ouro, teve que fazer uma longa viagem de carro que durou seis dias.
vg-es/cyj/dr/eb/cb