Depois da Uefa interferir da polêmica e pedir a mudança do uniforme da Ucrânia, a Associação Ucraniana de Futebol anunciou que vai disputar a Eurocopa com a camisa, a qual além do mapa polêmico tem o slogan nacionalista de ‘Glória aos heróis’.
“Temos o nosso uniforme e ele está aprovado pela Uefa […] vamos jogar com esta camisa. Ele está aprovado”, disse o porta-voz da seleção ucraniana, Oleksandr Hlivinski, citado pelo portal UA Football.
+ Suíça e País de Gales estreiam na Eurocopa com empate
+ Astro da Dinamarca, Ericksen passa mal e sai desacordado de campo na Eurocopa
+ Técnico da Holanda confirma De Ligt fora da estreia na Eurocopa
A principal entidade do futebol europeu e organizadora do evento só se manifestou contra os uniformes após a polêmica com causada com a Rússia.
Entenda o caso:
Tudo começou no último domingo (6) quando a seleção ucraniana lançou seus uniformes para a disputa da Eurocopa. Além do slogan já citado, o uniforme possui na parte frontal um mapa da Ucrânia.
O problema é que além das extensões ucranianas, o novo manto traz a Crimeia incluída como parte das dimensões geográficas do país do leste europeu. Vale lembrar que a região foi anexada pela Rússia em 2014 após alegar que o local pertence ao vasto território russo.
Junto disso, os slogan “Glória à Ucrânia” e “Glória aos heróis” soaram como uma provocação ao povo russo, além de ser considerado nacionalista para a Uefa. Para os ucranianos, a Crimeia pertence ao país já que houve o reconhecimento da região após a dissolução da União Soviética em 1991.