Ucrânia vai usar camisa polêmica na Eurocopa mesmo após pedido da Uefa

Ucrânia vai usar camisa polêmica na Eurocopa mesmo após pedido da Uefa
Ucrânia vai usar camisa polêmica na Eurocopa mesmo após pedido da Uefa Foto: Cortesia Facebook@ Andrii Pavelko via REUTERS

Depois da Uefa interferir da polêmica e pedir a mudança do uniforme da Ucrânia, a Associação Ucraniana de Futebol anunciou que vai disputar a Eurocopa com a camisa, a qual além do mapa polêmico tem o slogan nacionalista de ‘Glória aos heróis’.

“Temos o nosso uniforme e ele está aprovado pela Uefa […] vamos jogar com esta camisa. Ele está aprovado”, disse o porta-voz da seleção ucraniana, Oleksandr Hlivinski, citado pelo portal UA Football.

+ Suíça e País de Gales estreiam na Eurocopa com empate

+ Astro da Dinamarca, Ericksen passa mal e sai desacordado de campo na Eurocopa

+ Técnico da Holanda confirma De Ligt fora da estreia na Eurocopa

A principal entidade do futebol europeu e organizadora do evento só se manifestou contra os uniformes após a polêmica com causada com a Rússia.

Entenda o caso:

Tudo começou no último domingo (6) quando a seleção ucraniana lançou seus uniformes para a disputa da Eurocopa. Além do slogan já citado, o uniforme possui na parte frontal um mapa da Ucrânia.

O problema é que além das extensões ucranianas, o novo manto traz a Crimeia incluída como parte das dimensões geográficas do país do leste europeu. Vale lembrar que a região foi anexada pela Rússia em 2014 após alegar que o local pertence ao vasto território russo.

Junto disso, os slogan “Glória à Ucrânia” e “Glória aos heróis” soaram como uma provocação ao povo russo, além de ser considerado nacionalista para a Uefa. Para os ucranianos, a Crimeia pertence ao país já que houve o reconhecimento da região após a dissolução da União Soviética em 1991.