A Ucrânia precisa de financiamento previsível este ano e nos próximos para enfrentar com sucesso a invasão russa, declarou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta terça-feira (16).

“A Ucrânia pode ganhar esta guerra. Mas devemos continuar fortalecendo sua defesa. Os ucranianos precisam de financiamento previsível ao longo de 2024 e além”, disse Von der Leyen no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça.

A Ucrânia, disse Von der Leyen, precisa de um fornecimento suficiente e sustentado de armas “para se defender” e recuperar seu território.

“Eles precisam de capacidades para dissuadir futuros ataques da Rússia”, insistiu.

“Também precisam de esperança. Precisam saber que, com sua luta, conseguirão um futuro melhor para seus filhos. E o futuro melhor da Ucrânia se chama Europa”, completou.

A continuidade do apoio financeiro da União Europeia à Ucrânia será o tema central de uma cúpula marcada para 1º e 2 de fevereiro, em Bruxelas.

Em sua última reunião, em dezembro, a UE decidiu iniciar as complexas negociações com a Ucrânia para sua eventual admissão ao bloco. Von der Leyen observou que essa decisão é “uma resposta ao chamado da história”.

Nessa cúpula, porém, os líderes europeus não alcançaram a unanimidade para aprovar um enorme pacote de ajuda financeira à Ucrânia no valor de cerca de 50 bilhões de euros (cerca de 54 bilhões de dólares ou 263 bilhões de reais na cotação atual).

Nessa cúpula, a Hungria questionou a origem dos fundos, em uma posição equivalente a um veto que impediu a aprovação da proposta.

ahg/avl/tt/aa