Ucrânia perde seu primeiro caça francês Mirage em um acidente, diz Zelensky

A Ucrânia perdeu seu primeiro caça francês Mirage 2000 em um acidente durante uma missão nesta terça-feira (22), embora o piloto tenha conseguido ativar o mecanismo de ejeção, informou o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky.

“Infelizmente, perdemos nosso avião de combate. Um avião francês muito eficaz, um dos nossos Mirage”, disse Zelensky em um discurso na manhã de quarta-feira.

“O piloto conseguiu escapar e não foi abatido pelos russos”, acrescentou.

A força aérea ucraniana indicou que o acidente ocorreu na manhã desta terça-feira e que “não houve vítimas registradas”.

“O piloto informou ao diretor de voo sobre uma falha em um equipamento aeronáutico. Depois, agiu com destreza, como se espera em uma situação de crise, e se ejetou com sucesso”, afirmou a força aérea.

O incidente representa mais um golpe para o Exército ucraniano, que enfrenta falta de meios para conter os ataques russos.

Pilotos e mecânicos aeronáuticos receberam treinamento no leste da França para operar esses aviões de combate da empresa Dassault Aviation, cuja entrega começou no início deste ano como parte da ajuda fornecida pela França.

bur-cad/mas/dga/am