ROMA, 12 JUL (ANSA) – Delegações militares de Ucrânia e Rússia farão uma reunião nesta quarta-feira (13) em Istambul, na Turquia, para discutir a criação de corredores navais para a exportação segura de grãos.   

O encontro foi confirmado pelo ministro turco da Defesa, Hulusi Akar, e terá mediação da Organização das Nações Unidas (ONU). Em junho passado, Ancara também chegou a anunciar uma reunião a quatro para discutir a crise do trigo, mas depois a Ucrânia negou a informação.   

A Rússia impôs um bloqueio naval aos portos ucranianos no Mar Negro, o que impediu Kiev de exportar milhões de toneladas de cereais para outros países. Esse cenário ameaça causar uma crise alimentar de proporções globais, com a disparada dos preços no mercado internacional.   

Para liberar o acesso, Moscou exige a desminagem da costa da Ucrânia, mas Kiev teme que, ao fazer isso, seus portos fiquem vulneráveis a ataques russos.   

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, disse nesta terça-feira (12) que começam a surgir os “primeiros tímidos sinais positivos” para liberar a exportação de cereais ucranianos. “Mas acredito que precisamos ficar muito atentos ao ver o que acontecerá nos próximos dias”, acrescentou. (ANSA).