O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) anunciou, neste domingo (13), ter matado várias pessoas suspeitas de serem agentes russos, responsáveis pelo homicídio de um coronel ucraniano.
O coronel Ivan Voronich, agente do SBU, foi morto na quinta-feira em Kiev, um caso relativamente pouco frequente na Ucrânia.
O SBU afirmou ter realizado uma operação, neste domingo, na região de Kiev com o objetivo de deter os suspeitos por seu assassinato, identificados como agentes do serviço de segurança russos (FSB).
Durante sua detenção, alguns membros deste grupo “opuseram resistência e foram neutralizados”, informou o SBU.
O serviço ucraniano não disse quantas pessoas morreram na operação, mas publicaram um vídeo no qual aparecem dois corpos.
Segundo o SBU, um homem e uma mulher mataram o coronel ucraniano, a quem tinham seguido para conhecer seus horários e itinerários habituais.
Um grupo de agentes dos serviços de segurança russos “tinha sido enviado à Ucrânia com antecedência” para este homicídio, declarou Vasil Maliuk, chefe do SBU, citado no comunicado.
Há mais de três anos, ucranianos e russos trocam acusações de assassinatos planejados, em particular de dirigentes políticos e militares, assim como de sabotagem e espionagem.
bur-led/hgs/mb/mvv/aa