Ucrânia diz que centenas de instalações de saúde foram danificadas com invasão russa

Ucrânia diz que centenas de instalações de saúde foram danificadas com invasão russa
Ucrânia diz que centenas de instalações de saúde foram danificadas com invasão russa Foto: Divulgação

KIEV (Reuters) – O Ministério da Saúde da Ucrânia disse que pelo menos 18 profissionais de saúde morreram e quase 900 estabelecimentos de saúde foram danificados ou destruídos pela invasão russa da Ucrânia, que entrou em seu sexto mês neste domingo.

Em um post no Facebook, o Ministério da Saúde disse que mais de 50 profissionais de saúde foram feridos por ataques russos desde 24 de fevereiro, quando Moscou enviou dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia na maior guerra europeia desde 1945.

Segundo o post, 123 estabelecimentos de saúde na Ucrânia foram totalmente destruídos pela invasão, enquanto outros 746 precisavam de reparos.

A Rússia nega visar deliberadamente civis ou profissionais de saúde e diz que está realizando uma “operação militar especial” na Ucrânia para combater nacionalistas.

Kiev diz que o Kremlin está usando “terrorismo” para forçar os ucranianos a aceitar um acordo de paz humilhante.

(Por Max Hunder)