A Ucrânia apresentou, nesta terça-feira (25), o uniforme que os seus atletas vão usar durante os Jogos Olímpicos de Paris, que representa um momento importante para o país invadido pela Rússia em fevereiro de 2022 e que perdeu centenas de atletas na linha da frente.

Apresentado por atletas que participarão nos Jogos Olímpicos deste verão na capital francesa, o uniforme reproduz o amarelo e o azul da bandeira ucraniana.

Algumas das roupas também mostram dois dos símbolos nacionais da Ucrânia, como o trigo e o tridente. Outros têm a palavra “vitória” bordada.

“Quando (os atletas) usarem os uniformes durante a cerimônia de abertura (em 26 de julho), toda a Ucrânia os aplaudirá. Esse momento mostrará ao mundo inteiro que sobrevivemos”, disse aos jornalistas Vadym Gutzeit, presidente do Comitê Olímpico Nacional da Ucrânia.

De acordo com o ministro dos Esportes da Ucrânia, Matvii Bidny, mais de 3.000 atletas ucranianos lutaram na linha da frente do conflito desde fevereiro de 2022, e 479 deles perderam a vida na guerra.

O país fez pressão para que os atletas russos e bielorrussos fossem excluídos de Paris-2024, mas o Comitê Olímpico Internacional (COI) acabou decidindo aceitar alguns deles sob uma bandeira neutra.

bur-fv/pop/clr/eb/ol/ln/yr