Bono Vox, vocalista do U2, voltou a se posicionar sobre o conflito na Faixa de Gaza, no último domingo, 10. Pelas redes socias, o músico compartilhou um post com os outros membros da banda, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr, condenando as ações do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o bloqueio de ajuda humanitária no território palestino.
+ Eduardo Paes pretende ter show gratuito do U2 em Copacabana em 2026
+ Netanyahu diz que espera concluir uma nova ofensiva em Gaza ‘com bastante rapidez’
“O bloqueio da ajuda humanitária e os planos para uma tomada militar da Cidade de Gaza levaram o conflito a um território desconhecido. Não somos especialistas na política da região, mas queremos que nosso público saiba qual é a nossa posição”, escreveu a banda na legenda da publicação.
“Não há justificação para a brutalidade que [Netanyahu] e o seu governo de extrema-direita infligiram ao povo palestiniano… em Gaza… na Cisjordânia”, começou Bono. “E não só desde 7 de outubro, mas também muito antes… embora o nível de depravação e de ilegalidade a que estamos a assistir agora pareça um território desconhecido.”
“E agora Netanyahu anuncia uma ocupação militar da cidade de Gaza… que a maioria dos comentadores informados entende como um eufemismo para a colonização de Gaza”, continuou.
“O que estamos testemunhando não é uma tragédia distante, mas sim um teste da nossa humanidade compartilhada”, desabafou The Edge, guitarrista do grupo. “Sabemos, por experiência própria na Irlanda, que a paz não se constrói por meio da dominação.”
“A paz se constrói quando as pessoas se sentam com seus oponentes, quando reconhecem a igual dignidade de todos, mesmo daqueles que antes temiam ou desprezavam. Não pode haver paz sem justiça. Não há reconciliação sem reconhecimento. E não há futuro a menos que nos recusemos a permitir que o passado se repita.”
+ Vídeo: Bono e The Edge, do U2, se unem a ucranianos e fazem show surpresa no metrô de Kiev
No post, que contém relatos de todos os quatro membros da banda, o U2 ainda anunciou que se comprometeu em doar para Medical Aid For Palestinians, organização humanitária que fornece ajuda médica na Faixa de Gaza.
Confira a declaração completa
Ver essa foto no Instagram