Neste domingo, 21, a TV Cultura exibe ao vivo, às 12h, a grande final do Prelúdio, direto do Teatro Franco Zampari, em São Paulo. O único festival de música clássica da televisão brasileira, que celebra seus 20 anos, é consagrado por revelar jovens talentos. O programa, apresentado por Roberta Martinelli e pelo maestro Julio Medaglia, anunciará o vencedor da temporada 2025, que ganhará uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria.
Os quatro finalistas que se apresentam são: o maranhense Bruno de Lorenzo (24), pianista, que toca o Terceiro Movimento do Concerto nº2, de Dmitri Shostakovich; o cesário-langense Jessé Raimundo (20), tubista, que interpreta o Terceiro Movimento do Concerto para Tuba e Orquestra, de Gerardo Gardelin; o soteropolitano Roberto Júnior (24), clarinetista, com o Concerto nº2 para clarinete e orquestra, primeiro movimento, de Carl Maria von Weber; e o carioca Yuri Bello (23), pianista, que executa o Concerto nº2 para piano e orquestra, segundo movimento, de Frédéric Chopin.
Os jovens músicos serão avaliados por um júri composto pelo pianista Antonio Vaz Lemes, a maestra Érica Hindrikson, o maestro João Rocha e a pianista Karin Fernandes.
Além do vencedor eleito pelo júri, o público também poderá votar em seu candidato favorito até domingo, durante do programa. O eleito pelo voto popular será homenageado com um troféu. Escolha o seu músico predileto aqui.
Do Prelúdio para o mundo
Desde 2005, o Prelúdio premiou diversos talentos brasileiros. O programa se consagrou por abrir portas do mercado de trabalho para jovens musicistas que, em sua maioria, após participarem do Prelúdio, ingressaram nas principais orquestras nacionais e de inúmeros outros países. Além disso, diversos vencedores e finalistas do programa foram trabalhar em diferentes partes do mundo e estão estudando em grandes escolas.
Entre os jovens talentos estão Cristian Budu, vencedor em 2007, um dos grandes pianistas da atualidade, Tiago Nagel, clarinetista, que ganhou a primeira edição; o violinista Guido Sant’Anna, que foi um dos finalistas do Prelúdio 2014; o pianista Estefan Iatcekiw; e o cantor Bruno Sá, que participaram em 2017. Todos eles estão ocupando lugares de destaque no cenário internacional.
O pianista Felipe Naim, que conquistou o prêmio em 2019, foi para Budapeste, concluiu seu curso na academia húngara e, atualmente, se apresenta em diversos países. O vencedor de 2022 foi o saxofonista Samuel Alves. Em 2023, o primeiro lugar ficou com o pianista Mattheus Versiani e, em 2024, quem levou o prêmio foi o pianista Estêvao Medeiros Gomes, de apenas 16 anos.