Turquia reforça medidas de segurança para visita do Papa

ANCARA, 27 NOV (ANSA) – As medidas de segurança foram intensificadas em várias localidades da Turquia por ocasião da visita do papa Leão XIV, que chegou no fim da manhã desta quinta-feira (27) à capital do país, Ancara.   

“Está em fase de implementação o protocolo de alta segurança que é utilizado para chefes de Estado”, disse uma fonte da presidência da República à ANSA.   

O reforço na segurança também foi colocado em prática em Istambul, para onde o Papa seguirá na noite desta quinta, após um encontro com o presidente Recep Tayyip Erdogan em Ancara.   

De acordo com um comunicado da prefeitura da cidade, até domingo (30), dezenas de ruas em várias zonas de Istambul, incluindo a península histórica e alguns bairros do centro, serão fechadas para o tráfego.   

O jornal Milliyet informou que as medidas de segurança também foram reforçadas em locais de culto cristãos em Istambul, como a sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, que Leão XIV visitará no sábado (29) e no domingo.   

Medidas significativas também estão sendo aplicadas em Iznik, onde Leão XIV fará uma peregrinação nesta sexta (28) para comemorar os 1,7 mil anos do Concílio de Niceia, primeiro evento a resolver controvérsias teológicas no cristianismo primitivo, como a natureza divina de Jesus.   

Segundo a mídia local, há dias as forças de segurança em Iznik, uma cidade de 45 mil habitantes na província de Bursa, controlam todos os veículos que entram e saem do centro histórico. Patrulhamentos também estão sendo realizados em parques, praças e vias centrais.   

A área próxima ao Lago Iznik, onde estão os restos da basílica considerada o local onde ocorreu o Concílio de Niceia, foi fechada para turistas. (ANSA).