Turquia desarma mina após Rússia alertar sobre extravios de portos da Ucrânia

Por Yoruk Isik e Azra Ceylan

RUMELIFENERI, Turquia (Reuters) – O exército da Turquia desarmou uma mina neste sábado que havia se locomovido pelo Mar Negro, causando uma forte explosão ao norte de Istambul, dias depois de a Rússia alertar que várias delas foram extraviadas de portos ucranianos.

O ministro da Defesa, Hulusi Akar, descreveu o objeto, inicialmente descoberto por pescadores no Estreito de Bósforo, como um tipo velho de mina e afirmou que estava em contato com as autoridades russas e ucranianas sobre o assunto.

Uma testemunha da Reuters ouviu um forte estrondo na vila de Rumelifeneri, na costa, onde navios e aviões e helicópteros militares estavam ativos. Um navio caçador de minas também se dirigiu à região de Istambul, segundo uma outra testemunha da Reuters.

“A mina, que foi reconhecida como uma versão antiga, foi neutralizada pela nossa equipe… e forças navais continuarão com seu trabalho de vigilância”, disse Akar, em um comunicado pela televisão.

Mais cedo, a guarda costeira havia alertado para que barcos se mantivessem afastados do objeto redondo flutuando nas ondas, e uma equipe de mergulhadores foi mobilizada para investigar.

A Turquia compartilha as fronteiras do Mar Negro com Rússia e Ucrânia, invadida por Moscou mês passado.

(Reportagem adicional de Umit Ozdal e Jonathan Spicer)