A Turquia colaborou na evacuação de ativistas a bordo de um barco da flotilha com ajuda para Gaza que sofreu uma avaria, informaram os organizadores e a agência estatal turca Anadolu nesta segunda-feira (29).
A flotilha Global Sumud (“sumud” significa “resiliência” em árabe), da qual a ativista sueca Greta Thunberg faz parte, partiu de Barcelona neste mês com o objetivo de romper o bloqueio na Faixa de Gaza e entregar ajuda humanitária no território palestino sitiado.
Na Faixa, palco de uma guerra há quase dois anos, a população está em risco de morrer de fome, segundo a ONU. Em um comunicado publicado no Instagram, os organizadores da flotilha afirmaram que a missão foi paralisada temporariamente porque um dos barcos, “Johnny M”, registrou um vazamento em sua sala de máquinas.
“Todos os participantes foram enviados com segurança a outro barco. Alguns serão recolocados em outros barcos e outros serão levados ao litoral”, indica o comunicado.
Segundo a Anadolu, a embarcação estava em águas internacionais entre Creta, Chipre e Egito quando emitiu um alerta de emergência nesta segunda-feira.
As autoridades turcas, incluindo o Crescente Vermelho turco, coordenaram os trabalhos de evacuação.
Semih Fener, capitão de um dos barcos de assistência enviados, disse à Anadolu que o incidente ocorreu por falha técnica.
“Recebemos 12 pessoas e as dividimos em outros barcos. Quatro pessoas voltarão para casa”, disse.
fo-bg/jhb/jvb/meb/dd/aa